HISTÓRIA


O CEPODH foi fundado em 21 de Agosto de 2001, por um grupo de educadores e ativistas que atuavam nas áreas de meio ambiente, educação popular, direitos humanos e cultura na região noroeste da Cidade de São Paulo, que conscientes do papel de sujeitos históricos, resolveram construir o CEPODH enquanto Centro de Educação Popular e Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns. Desde 2001, a Entidade mantem o convênio do programa MOVA/SP em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SME. 
O CEPODH - vem atuando nos distritos de Perus, Anhanguera, Jaraguá, Pirituba e Brasilândia realizando sua missão estratégica e fundamental nas seguintes áreas: educação, direitos humanos, cultura e participação popular.
A Instituição tem estimulado e se articulado na rede de educação popular do MOVA/SP – Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos da Cidade de São Paulo, da Rede MOVA BRASIL E MOVA SUDESTE, além de manter convênios com a Prefeitura de São Paulo na Rede de CEIs - Centro de Educação Infantil. Têm o convênio com a Secretaria de Estado da Cultura do Ponto de Cultura Quilombaque.

Está participando do Foro em Defesa da Vida e da Cidadania da Região Noroeste em parceria permanente com o Movimento Nacional dos Direitos Humanos, com o Centro Santo Dias de Direitos Humanos, com o CONDEPE - Conselho em Defesa da Pessoa Humana do Estado de São Paulo, com o Ministério Público do Estado de São Paulo e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.